CBMSC forma 261 soldados e novos integrantes da corporação estão prontos para atuar nos quarteis dos bombeiros militares pelo estado

Fotos: soldado Eduardo de Souza/CBMSC

O CBMSC formou 261 novos soldados nesta sexta-feira,12. Depois de concluir o Curso de Formação de Praças (CFP), eles estão prontos para atuar e serão distribuídos por todo o Estado para somar ao trabalho já realizado pelos militares que estão na ativa. Os novos soldados fazem parte da Turma Coronel BM Edson Luiz Biluk. A solenidade contou com a participação da vice-governadora Marilisa Boehm, que também fez a entrega de equipamentos e viaturas à corporação.

“Desejo sucesso na missão desses homens e mulheres que chegam para reforçar o valoroso trabalho do Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina, especialmente, na proteção da vida da nossa gente”, expressou a vice-governadora.

Além da relevante função no contexto da ordem pública, o CBMSC tem se dedicado na formação, capacitação, atualização e aperfeiçoamento do efetivo, focado em acompanhar as constantes evoluções nas mais diversas áreas, com foco em oferecer um serviço cada vez mais técnico e eficiente para cumprir seu lema: Vida Alheia e Riqueza a Salvar.

Os novos soldados foram capacitados por nove meses em 21 disciplinas e no estágio operacional, totalizando uma carga horária de 1.494 horas/aula. As aulas iniciaram em agosto de 2023 e encerraram neste mês de abril de 2024.

“Esses soldados que hoje ingressam oficialmente nas fileiras da corporação, finalizaram o Curso de Formação de Praças como verdadeiros guerreiros e a partir da semana que vem, estarão em todas as regiões do Estado somando esforços nos serviços operacionais da corporação para realizar a mais nobre das nossas missões que é a de salvar vidas”, afirmou o Comandante-Geral do CBMSC, coronel Fabiano Bastos das Neves.

Nome da turma

Todas as turmas que encerram a sua trajetória de formação nos cursos do CBMSC escolhem um nome, que por seu exemplo ou prática, inspiram os formandos.

O coronel BM Edson Luiz Biluk, falecido em 24 de janeiro deste ano, era perito de incêndio e avaliados de desempenho de Sistemas Preventivos Contra Incêndio, foi Diretor de Atividade Técnicas, ocasião em que participou da elaboração e revisão de diversas normas brasileiras e instruções normativas.

Além disso, atuou como Coordenador de Execução de Projetos Comunitários e foi um dos responsáveis pelo sucesso dos programas Guarda-Vidas Civil e Bombeiro Comunitário no Estado no CBMSC.

Apaixonado pela instituição, mesmo estando na Reserva Remunerada, se dedicou até o fim da vida ao CBMSC ao desempenhar a função de Coordenador do Núcleo de Informações de Desastres pela Secretaria de Estado da Defesa Civil.

Ele era pai da aluna-soldado Biluk, o que reforça que seu sangue bombeiro militar segue presente na corporação e a formatura da filha no CFP, nesta sexta-feira, 12, coroa uma trajetória de sucesso e dedicação ao CBMSC.

Homenagem aos Paraninfos

Na solenidade, os formandos prestaram também uma homenagem aos paraninfos dos pelotões. São eles:

  • Sargento Ernani Achiles Genol Neto, paraninfo do 4º Pelotão (Florianópolis)
  • Subtenente Dirceu Gâmba Júnior, paraninfo do 5º Pelotão (Florianópolis)
  • Cabo Paulo César França Pereira Júnior, paraninfo do 6º Pelotão (Curitibanos)
  • Cabo Sérgio Henrique da Exaltação Teixeira, paraninfo do 7º Pelotão (Blumenau)
  • Cabo Ricardo Vieira dos Santos, paraninfo do 8º Pelotão (Lages)
  • 3º sargento Cesar Eduardo de Oliveira, paraninfo do 9º Pelotão (Chapecó)
  • Cabo Otávio Antônio Morés, paraninfo do 10º Pelotão (Joaçaba)
  • 3º sargento Márcio Dirksen, paraninfo do 11º Pelotão (Rio do Sul)

Homenagem aos Patronos

Houve, ainda, uma homenagem aos Patronos dos pelotões. São eles:

  • Coronel RR Onir Mocellin, Patrono do 4º pelotão (Florianópolis)
  • Capitão Bruno Lazarin Koch, Patrono do 5º Pelotão (Florianópolis)
  • 1º sargento Valdeci Colaço, Patrono do 6º Pelotão (Curitibanos)
  • coronel RR Carlos Olímpio Menestrina, patrono do 7º Pelotão (Blumenau)
  • Tenente-coronel Mateus Muniz Corradini, patrono do 8º Pelotão (Lages)
  • 2º sargento RR Ivo Erlo, patrono do 9º Pelotão (Chapecó)
  • Major Ilton Schpil, Patrono do 10º Pelotão (Joaçaba)
  • Promotor de Justiça Juliano Antonio Vieira (ex oficial do CBMSC), patrono do 11º Pelotão (Rio do Sul)

Entrega de premiações

Com o objetivo de premiar o esforço daqueles que se destacaram no decorrer do curso, instituições envolvidas com o CBMSC que valorizam o conhecimento nas mais variadas áreas, realizaram as seguintes premiações:

  • Prêmio ALESC: aluno-soldado Juliano de Lima – primeiro colocado nas disciplinas na área de Ciências Humanas e Sociais;
  • Prêmio MPSC: aluno-soldado Gustavo Aurelio Cifuentes – primeiro colocado nas disciplinas na área de Direitos Humanos.

1º colocado geral do Curso

Após uma longa e exaustiva jornada de estudos e comprometimento, o CBMSC teve a satisfação de enaltecer o formando primeiro colocado geral do curso.

O aluno-soldado Ricardo Nildo da Silva Junior foi 1º colocado do curso com média final 9,78. Como reconhecimento pela dedicação durante o período de formação, o formando foi agraciado com:

  • Medalha Mérito Intelectual “Soldado Silvério Meoti”;
  • Prêmio de Mérito Intelectual do CBMSC;
  • Prêmio Tribunal de Justiça de Santa Catarina;
  • Prêmio da Associação Beneficente e Representativa dos Subtenentes e Sargentos do Estado de Santa Catarina;
  • Lembrança da Associação de Praças do Estado de Santa Catarina.

Antecedendo a entrega dos certificados, houve a benção do Capelão e as falas do comandante-geral do CBMSC, coronel Fabiano Bastos da Neves e da Vice-Governadora Marilisa Boehm. A importante solenidade foi finalizada com o tradicional Banho de Batismo dos Formandos.

Centro de Comunicação Social
Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *