Futebol

Capes abre consulta pública para Plano Nacional de Pós-Graduação 24-28 – IFSP – Portal Institucional

Capes abre consulta pública para Plano Nacional de Pós-Graduação 24-28

A Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação incentiva participação da comunidade do IFSP na construção do documento

  • Publicado: Quinta, 21 de Dezembro de 2023, 13h52
  • Última atualização em Quinta, 21 de Dezembro de 2023, 17h31
  • Acessos: 644

Compartilhar   WhatsApp   Tweetar  

Pela primeira vez na história da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), o Plano Nacional de Pós-Graduação (PNPG) está sendo elaborado com a participação da sociedade. O documento traz o diagnóstico, os eixos de atuação, as diretrizes, os objetivos e as estratégias para o desenvolvimento da pós-graduação brasileira no período de 2024 a 2028, e estará aberto à consulta pública.

SIGA-NOS NO WHATSAPP COM MAIS NOTICIAS –>

A consulta pública ficará aberta entre os dias 20 de dezembro e 25 de janeiro. As contribuições podem ser feitas na plataforma Participa + Brasil, do governo federal.

O plano é um instrumento fundamental de planejamento de políticas públicas para melhorias do Sistema Nacional de Pós-Graduação (SNPG). Elas contribuem para a formação de mestres, doutores e profissionais da educação básica além do desenvolvimento científico e tecnológico do País.

Para a elaboração da versão preliminar do PNPG, a Capes assegurou, de forma democrática, a inédita participação de diversos setores que integram a comunidade acadêmica e a sociedade. Além da contribuição da comissão especial responsável pelo plano, foram organizadas oficinas internas e nos estados, em parceria com as Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa (FAP), com a presença de quase 700 representantes de instituições, governos e cidadãos.

No documento colocado para a consulta pública, a sociedade tem acesso a um panorama da pós-graduação brasileira e poderá apresentar sugestões em diversos itens da versão preliminar do PNPG. Também poderá contribuir em relação aos temas prioritários declarados nas oficinas estaduais. O novo PNPG apresenta seis desafios, como aumentar o percentual de mestres e doutores na população, garantir condições adequadas no acesso, permanência e conclusão nos cursos, ampliar a diversidade e a inclusão dos estudantes, reduzir as diferenças de oferta da pós-graduação e melhorar as interações com o mundo do trabalho.

Simultaneamente à consulta pública, a Capes convida os órgãos públicos do governo federal para contribuírem na proposta do PNPG. As sugestões serão analisadas e consolidadas na versão final em fevereiro e, após aprovação do Conselho Superior da Capes, a previsão é que o PNPG seja lançado em março de 2024. Na sequência, será elaborado um plano operacional para a sua execução.

Pela plataforma Participa + Brasil. https://www.gov.br/participamaisbrasil/consultas-publicas Acesse aqui o documento com a versão preliminar do PNPG.

Com informações da Capes

 

  • Anterior
  • Próximo

Compartilhe isso:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *