O custo de um anúncio na televisão brasileira

Untitled-1

Será que ficaria muito caro colocar um pequeno anúncio no intervalo de uma telenovela ou de um telejornal numa das grandes redes emissoras televisivas do Brasil? Fomos investigar e apresentamos aqui alguns números. Os resultados não dão muitas esperanças a quem não tenha uns bons milhões na conta bancária.

Untitled-1O custo de anunciar numa das grandes televisões brasileiras varia muito de acordo com o horário em que é transmitido e com o programa (que arrasta a sua respetiva audiência) no intervalo do qual o anúncio é inserido.

Comecemos pela Rede Globo. Um anúncio de trinta segundos durante o Jornal Nacional, que concentra um pico de audiências, poderá custar cerca de 450.000 Reais. E não é por ano, por mês ou por semana; é por cada bloco de trinta segundos! No Bom Dia Brasil passamos já para menos de 60.000 Reais, pois é um programa com menos público.

Na Rede Bandeirantes, no seu próprio telejornal da noite, os trinta segundos custam cerca de 187.000 Reais, e 59.000 durante o Band Esporte Clube.

O Serviço Brasileiro de Televisão – SBT, cobra 160.000 Reais para um anúncio de trinta segundos durante o SBT Brasil, mas chega aos 13.000 Reais para o programa Pesca Alternativa, que tem um público muito mais reduzido e restrito.

Já na Record, uma busca de 2014 apontava para valores entre os 200.000 e os 250.000 reais nos intervalos das novelas e do programa Domingo Espetacular.

São estes valores praticados que vão alimentando os canais de televisão que assim melhoram a qualidade chamando mais telespetadores – subindo assim os preços novamente. Contudo, tais preços praticados estão a fazer com que muitas empresas anunciem hoje em dia preferencialmente em plataformas baseadas na internet. Não só os custos são muito mais reduzidos mas é também mais fácil a publicidade chegar diretamente ao público alvo através dos dados fornecidos pelos websites ou mesmo observados pelas empresas no tráfego dessas plataformas.