O custo de um anúncio na televisão brasileira

Será que ficaria muito caro colocar um pequeno anúncio no intervalo de uma telenovela ou de um telejornal numa das grandes redes emissoras televisivas do Brasil? Fomos investigar e apresentamos aqui alguns números. Os resultados não dão muitas esperanças a quem não tenha uns bons milhões na conta bancária.

Untitled-1O custo de anunciar numa das grandes televisões brasileiras varia muito de acordo com o horário em que é transmitido e com o programa (que arrasta a sua respetiva audiência) no intervalo do qual o anúncio é inserido.

Comecemos pela Rede Globo. Um anúncio de trinta segundos durante o Jornal Nacional, que concentra um pico de audiências, poderá custar cerca de 450.000 Reais. E não é por ano, por mês ou por semana; é por cada bloco de trinta segundos! No Bom Dia Brasil passamos já para menos de 60.000 Reais, pois é um programa com menos público.

Na Rede Bandeirantes, no seu próprio telejornal da noite, os trinta segundos custam cerca de 187.000 Reais, e 59.000 durante o Band Esporte Clube.

O Serviço Brasileiro de Televisão – SBT, cobra 160.000 Reais para um anúncio de trinta segundos durante o SBT Brasil, mas chega aos 13.000 Reais para o programa Pesca Alternativa, que tem um público muito mais reduzido e restrito.

Já na Record, uma busca de 2014 apontava para valores entre os 200.000 e os 250.000 reais nos intervalos das novelas e do programa Domingo Espetacular.

São estes valores praticados que vão alimentando os canais de televisão que assim melhoram a qualidade chamando mais telespetadores – subindo assim os preços novamente. Contudo, tais preços praticados estão a fazer com que muitas empresas anunciem hoje em dia preferencialmente em plataformas baseadas na internet. Não só os custos são muito mais reduzidos mas é também mais fácil a publicidade chegar diretamente ao público alvo através dos dados fornecidos pelos websites ou mesmo observados pelas empresas no tráfego dessas plataformas.