Notícias internacionais na televisão brasileira

d22db453959397.560927df3fb8c

Embora vários canais generalistas passem nos seus serviços noticiosos alguma informação internacional, há três canais principais da televisão brasileira que se especializam em notícias e que por consequência transmitem também notícias internacionais.

O mais antigo destes canais é o GloboNews, da rede Globo. Transmitido em sinal fechado, este canal, cujo slogan é “Nunca desliga”, foi pela primeira vez para o ar em 1996 e transmite apenas material de teor jornalístico durante a sua ininterrupta emissão de vinte e quatro horas diárias. Por entre os vários programas da sua grelha, o GloboNews cobre as notícias do país mas também as internacionais, sendo a sua reputação muito boa junto dos espetadores.

A BandNews TV, cujo slogan é “A notícia em primeiro lugar”, foi criada pela Rede Bandeirantes (também conhecida por Band) em 2001 e é o terceiro canal de notícias mais visto em todo o Brasil, atrás apenas do GloboNews que já referimos e da Record News, da Rede Record. Foi o primeiro canal brasileiro a passar apenas telejornais vinte e quatro horas por dia em blocos de quinze minutos, que cobrem desde informação das bolsas, ao esporte, notícias da atualidade brasileira e também mundial. Em colaboração com agências noticiosas internacionais, a BandNews TV mantém sempre os noticiários atualizados várias vezes ao dia.

A líder nesta área parece, no entanto, ser a Record News (embora os dados estatísticos contraditórios sejam contraditórios). Criada pela Rede Record em 2007 com um investimento de capital e meios humanos impressionante, a aposta parece estar a ser ganha, pois é o canal noticioso preferido dos telespetadores brasileiros. Claro que a “aposta”, aqui, é apenas uma expressão, pois o poderoso investimento feito pela Rede Record é uma garantia maior de sucesso do que jogando, por exemplo, android blackjack ou outro jogo de casino para smartphones. Aqui não precisa gastar uma fortuna para conseguir o “21” ou o prémio máximo. Entretanto, quase parece que a Record conseguiu um “jackpot”, dando um grande passo para se tornar a principal influenciadora da opinião dos brasileiros. O seu lema é “Record News, a líder em notícias.”

Com uma equipa de mais de duzentos e cinquenta profissionais e todo o tipo de meios à disposição, este canal conta com uma grelha variada que inclui notícias locais, regionais, nacionais e internacionais.