Filmes brasileiros na televisão

Como seria de esperar num país do tamanho do Brasil, a televisão disponibiliza uma grande diversidade de canais com o mais diverso tipo de conteúdos.

O cinema é um dos gêneros mais apreciados pelas audiências, e se alguns canais passam um filme de vez em quando, outros se dedicam exclusivamente ao cinema. A qualidade dos filmes produzidos no Brasil é suficientemente boa para não ser necessário, como em alguns outros países, transmitir quase exclusivamente películas estrangeiras.

O que frequentemente acontece é os filmes de maior sucesso serem transmitidos em sinal fechado quando existe maior procura dos telespetadores, e só algum tempo mais tarde serem disponibilizados em sinal de televisão aberto. O campeão de audiências no Brasil, “Tropa de Elite 2 – O Inimigo Agora É Outro”, foi transmitido vinte e três vezes, ao longo de quase cinco meses, em sinal fechado sendo, só depois disponibilizado em sinal de televisão aberto, mesmo assim conseguindo recordes de audiência.

É comum haver reposição frequente dos grandes sucessos da cinematografia brasileira na televisão. Os maiores campeões de bilheteira foram, depois do acima mencionado Tropa de Elite 2, “Dona Flor e Seus Dois Maridos”, “Os Dez Mandamentos – O Filme”, “A Dama do Lotação e Se Eu Fosse Você 2”.

Hoje em dia, com a popularização da televisão digital, o telespetador tem uma muito maior possibilidade não só de escolha do filme a que quer assistir, como também da possibilidade de o ver à hora que quiser. Canais como o Cine Brasil TV fazem um excelente trabalho na divulgação do cinema produzido no Brasil fazendo-o chegar mesmo a quem não tem uma sala de cinema por perto. Este canal especializa-se na transmissão de filmes nacionais de produção independente. Tal exposição encoraja ainda mais a indústria do cinema brasileiro, que assim tem um palco próprio e privilegiado na televisão.