Canal de Cozinha no Brasil

81Sr1KEfrHL

Existem vários canais brasileiros dedicados à cozinha que são transmitidos pela internet, como o Cozinha Para Dois, Miolos Fritos – Culinária Nerd, ou ainda Cozinha Bossa e Malagueta. Na televisão brasileira existem sim programas temáticos, dedicados à alimentação e à arte do bem cozinhar e estão distribuídos por vários canais.

Em 2012 o canal GNT – Globosat News Television – da Rede Globo contava com sete programas semanais dedicados à gastronomia. De entre estes destacam-se os internacionalmente conhecidos Jamie Oliver, Nigella e Receitas de Chuck. Contavam também com programas de autores brasileiros como Diário de Olivier e Que Maravilha! que tinham cozinheiros estrangeiros ou ainda Cozinha Prática e 4 Ingredientes apenas com chefs brasileiros. Hoje em dia são programas dedicados à saúde pela alimentação cuidada ou em formato de concurso que dominam as audiências neste nicho de mercado televisivo.

Mais Você, da rede Globo, apresentado por Ana Maria Braga e Louro José no seu início e mais tarde por André Marques e Cissa Guimarães, é um programa que proporciona uma mistura entre jornalismo e entretenimento, possuindo uma rubrica dedicada à culinária que tem tido bastante sucesso nas audiências. Em 2008 realizaram pela primeira vez o concurso, em formato de reality show, Super Chef em que catorze participantes tiveram de superar uma série de provas ao longo das onze semanas de duração do programa. O sucesso foi tal que mais seis séries se seguiram, algumas com variantes como o formato celebridades.

MasterChef Brasil é um outro programa no formato talentos. Colocado no ar em 2014 pela Rede Bandeirantes, conta com amadores com paixão pela cozinha que têm de passar por uma série de competições gastronômicas, sendo os seus resultados depois avaliados por um grupo de jurados que se apresenta severo e extremamente crítico do trabalho dos participantes. Foi muito bem recebido pelo público o que levou à sua continuação.